top of page

Pré-inscrição no  workshop “Construção de Instrumentos Eletrónicos” orientado pelo compositor João Carlos Pinto (número limitado de participantes)

13 abril
a) manhã – Introdução e História (2h30)

b) tarde – Breadboarding (3h)

20 abril

a) manhã  – Soldagem (3h)

27 abril

a) manhã  – Construção final (3H)​

Formulário de pré-inscrição

O Curso de Composição de Braga

Contributo para a geração XXI

 

O Curso de Composição do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga teve início em 2000, passando a ser o primeiro curso de nível secundário desta área em Portugal. A consistência de bons resultados na preparação técnica e artística destes alunos tornaram este curso uma referência no panorama da composição em Portugal, no que à formação de jovens compositores respeita. 23 anos passados, fez-se escola, continuando vivo o sonho de abrir novos caminhos a novos compositores portugueses.

O Curso de Composição de Braga

Formação de Professores no Tübinger Musikschule, Alemanha

O Curso de Composição de Braga (arrastados).jpg

Novos caminhos para o século XXI – A Escola de Composição de Braga

O Departamento de Música do Instituto de Letras e Ciências Humanas (DM-ILCH) da Universidade do Minho organizou a 23 e 24 de abril o colóquio online "Questões de ensino musical", no edifício dos Congregados, no centro de Braga. A iniciativa contou com oradores convidados, comunicações, recitais e workshops de didática (instrumento, direção coral, ciências musicais). A coordenação foi da professora Elisa Lessa e envolveu, além do DM-ILCH, o Centro de Estudos Humanísticos da UMinho (CEHUM), através do seu Grupo de Investigação em Artes (GIARTES) e do Núcleo de Investigação em Música (NIM).

(Fonte: Universidade do Minho)

Em 2000, o primeiro curso de nível secundário na área da composição entrava em funcionamento no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. A consistência de bons resultados na preparação técnica e artística destes alunos, tornaram este curso uma referência no panorama da composição em Portugal no que à formação de jovens compositores respeita.

Livro da Edição comemorativa dos 20 anos do Curso de Composição em 2020

 

Preço: 4€

20 anos composição_Final (arrastados).jpg
cartaz_concerto_composicao_2016.jpg

Nova geração de compositores e o ensino da composição e análise: perspectivas

ORADORES: David Miguel | Nuno Peixoto de Pinho | Jaime Reis | Sofia Sousa Rocha | Ana Seara

Artigo de Sofia Sousa Rocha: 

Nova geração de compositores portugueses: o contributo do Curso Secundário de Composição

Um novo paradigma da Composição portuguesa

Tendo como ponto de partida as últimas gerações de compositores de há cerca de duas décadas até hoje, Paulo Bastos abordará neste simpósio a pertinência de alguns destes novos nomes da Composição portuguesa, em particular os oriundos do Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga, representarem um novo paradigma da Composição em Portugal. Para se debruçar sobre esta temática irá naturalmente referir-se ao seu percurso como professor desta área criativa, a Composição, e os cruzamentos com a legislação que foi aparecendo ao longo dos anos, no sentido de uma redução da carga horária das escolas e menos autonomia e capacidade de decisão sobre estas matérias pelos respetivos especialistas, os professores.

(Fonte: Dacapo)

Artigo de Paulo Bastos: 

Um novo paradigma da Composição portuguesa

Simposio_Ensino_de_Musica_2014-PTL-Cartaz.jpg
bottom of page